4.4 - Categorias e Subcategorias
A Tray é uma plataforma que conta com funcionalidades variadas comuns a todas as lojas, independente do tema, como explicamos anteriormente.
Aqui vamos falar sobre as Categorias e as Subcategorias e o uso de Banners para elas.
Veja abaixo como ficam os banners no topo, conteúdo e rodapé das categorias. Mas antes as Categorias precisam estar bem definidas e cadastradas da forma correta. Acompanhe o tutorial até o final e veja tudo isso com detalhes.
As Categorias são páginas importantes de sua loja que abrigam seus produtos ou serviços, ou seja, são as páginas que organizam seu site. Exemplo: uma loja de roupas, geralmente tem as categorias BLUSAS, CALÇAS, VESTIDOS, SHORTS, etc. Nessas categorias os produtos são divididos de forma que tudo fique mais organizado para o cliente.
Já as Subcategorias, são páginas que subdividem uma categoria principal no site. Ou seja, páginas que correspondem a uma modalidade específica de serviços ou produtos. Por exemplo: se temos uma categoria MASCULINO, as subcategorias ligadas a ela poderiam ser BLUSAS, SHORTS, CALÇAS e CUECAS.
Agora que você já sabe o que são as categorias e subcategorias, siga o passo a passo abaixo para cadastrar uma categoria.
  1. 1.
    No seu painel administrativo, clique em Produtos e depois Categorias. Caso não tenha nenhuma cadastrada ainda, aparecerá para você “incluir primeira categoria”.
  2. 2.
    Dentro da página de categorias, clique em “Incluir Categoria”.
  3. 3.
    Preencha todos os campos necessários, após isso, basta salvar e aguardar um pouco para a categoria aparecer em seu menu.
  4. 4.
    Caso deseje inserir uma subcategoria, clique na seta ao lado da categoria já cadastrada, e depois em “Incluir subcategoria”.
Observe acima, na coluna Categoria que ao lado do nome de cada uma das categorias tem um número. Esse é o número de categoria que você vai precisar para cadastrar sua vitrine, como também explicamos no ponto 3.1.4 - Vitrines de Produtos.
Imagem do Painel Tray da área de Categorias
Dentro de “Incluir Categoria”, você precisará preencher os seguintes campos:
Categoria Ativa - Deixar marcado para que a categoria apareça no site.
Selecione o Nível da Categoria - Aqui você decide se a categoria é principal, ou subcategoria, ou seja, se colocá-la como nível secundário de uma categoria já cadastrada, ela se tornará uma SUBCATEGORIA
Nome - O nome da categoria que aparecerá no site.
Características - essa parte é opcional e serve para associar a alguma característica já cadastrada.
SEO - Serve para auxiliar o rankeamento da sua loja online no Google. É importante preencher o SEO corretamente, por isso sugerimos que você busque alguém com conhecimentos básicos, caso não o tenha.
Descrição da Categoria - Aqui você escreve um pouco sobre o que é essa categoria, que tipo de produtos estarão disponíveis nela e coloca o Banner de Conteúdo.
OBS: o tamanho de imagem ideal para o Banner de Conteúdo da categoria é de 1200x250px.
Print da Tela de Edição da Página de Categoria no painel da Tray
Banners de Topo, Conteúdo e no Rodapé
Certamente você já inseriu os Banners tradicionais da home de sua loja e agora chegou o momento dos Banners das Categorias.
Para alterá-los, você precisa ir em MARKETING > BANNERS e seguir o passo a passo abaixo:
  1. 1.
    Com o Painel Administrativo do seu E-commerce aberto, clique na aba Marketing e em seguida em Banners da Loja.
  2. 2.
    Ao ser redirecionado para página de banners, você encontrará o nome de cada um dos banners do template. Basta clicar no ícone de edição que fica na fileira ações do banner que deseja alterar.
  3. 3.
    Dentro da página de edição, procure “escolher arquivo”, logo acima da foto cadastrada e escolha a nova imagem.
  4. 4.
    Após isso, clique em salvar.
OBS: o tamanho de imagem ideal para o Banner de Topo ou Rodapé da categoria é de 2000x250px (ou altura que desejar).
Exibição do ADMIN da loja
Editando Banner TOPO
Editando Banner RODAPÉ
Todas as informações referente a inserção de Banners, nós também explicamos no ponto 4.1 - Banners.
ATENÇÃO, sua categoria só aparecerá no site caso tenha algum produto dentro dela.
Caso queira saber mais sobre CATEGORIAS e SUBCATEGORIAS, acesse o tutorial da Tray: https://atendimento.tray.com.br/hc/pt-br/articles/211842497-Cadastrar-Categorias
Copy link